Pesquisadores



Líder(es) do grupo:
_________________________________________________________________________________

Profª Dr.ª Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra (FFP-UERJ)

Possui graduação em Letras (Português Inglês) e mestrado em Linguística Aplicada pela UFRJ, doutorado e pós-doutorado em Letras pela PUC-Rio. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Interação e Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática Exploratória, discurso institucional, ensino de língua estrangeira, construção de identidade, formação inicial e continuada de professores, reflexão docente, produção de material de ensino. É membro (pesquisador) do Grupo de Pesquisa "Linguagem & Sociedade" (FFP/UERJ-CNPq) e líder do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisa de Prática Exploratória" (FFP/UERJ-CNPq).


Trabalhos anteriores
Orientador: Profª Drª. Inés Kayon de Miller (PUC-RIO)
Ano: 2007

Título: Formação de Professores de Inglês: embates e caminhos na construção do conhecimento e da identidade profissional.
Orientador: Profª Drª Maria da Fonseca Freire (UFRJ)
Ano: 2000
_________________________________________________________________________________

Profª Dr.ª Inés Kayon de Miller (PUC-Rio)

Inés Kayon de Miller é professora associada do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela University of Warwick, Reino Unido (2015); PhD em Linguistics (2001) pela University of Lancaster, Lancaster, Reino Unido; Master of Arts in Teaching English as a Second Language (1979) pela University of California at Los Angeles (UCLA), Los Angeles, Estados Unidos; licenciatura em Inglês (1970), pelo Instituto Nacional Superior del Profesorado en Lenguas Vivas, Buenos Aires, Argentina. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente no desenvolvimento da Prática Exploratória (Exploratory Practice), um trabalho de investigação de professores e alunos realizado a partir de seus questionamentos.

Currículo LATTES

Trabalhos anteriores
Título: Researching Teacher Consultancy Via Exploratory Practice: A Reflexive and Socio-Interactional Approach.
Orientador: Drª. Dick Allwright.
Ano: 2001


Colaboradores do grupo:
_________________________________________________________________________________

Profª Dr.ª Gysele da Silva Colombo Gomes (FFP-UERJ)

Possui graduação em Letras Português- Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e é doutora em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014) . Atualmente é professora adjunta da UERJ e do Instituto Superior Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: tendências no ensino de línguas estrangeiras,o aprendiz e zona de conforto, conscientização das competências do professor de LE, ensino-aprendizagem ,crenças, oralidade, sala de aula - discurso e práticas socias, reflexão , entendimentos, Prática Exploratória.


Trabalhos anteriores
Orientador: Profª Drª. Inés Kayon de Miller (PUC-RIO)
Ano: 2014

Título: O professor pesquisador e a conscientização de ações para construção de sentidos e vocabulário e a promoção do êxodo da zona de conforto.
Orientador: Profª Drª Maria Antonieta Alba Celani (PUC-SP)
Ano: 2006
_________________________________________________________________________________

Profª Dr.ª Renata Lopes de Almeida Rodrigues (CAp-RJ)

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado pelo Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado pelo programa em Estudos da Linguagem da PUC-Rio, tendo realizado pesquisa em prática Exploratória, na área de formação de professores. Atualmente, é professora assistente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e professora assistente da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa. Seus interesses principais em ensino e pesquisa são nas áreas de ensino de línguas, formação de professores de línguas e Prática Exploratória. Tem experiência em inglês instrumental, estágio supervisionado e em produção e avaliação de material didático em língua inglesa.


Trabalhos anteriores
Título: A Prática Exploratória na formação de professores de Língua Inglesa: reflexão e ética no fazer pedagógico.
Orientador: Profª Drª. Inés Kayon de Miller (PUC-RIO)
Ano: 2014

Título: Uma análise da construção socio-discursiva da masculinidade na família.
Orientador: Profº Drº Luiz Paulo da Moita Lopes (UFRJ)
Ano: 2000
_________________________________________________________________________________

Profª Ms. Maria Isabel Azevedo Cunha (PUC-Rio)

Possui graduação em Letras Línguas e Literaturas do Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971). Especialista pelo Curso de Especialização em Psicologia da Educação do Instituto de Estudos Avançados em Educação, da Fundação Getúlio Vargas (1992). Atualmente é Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Inglesa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática Exploratória, pesquisa do praticante, aluno investigativo, investigação e sala de aula.

Currículo LATTES